21 de out de 2012

Concurso literário - 2012

Prêmio Literário 2012

Biblioteca Nacional abre inscrições para a premiação até o dia 17 de novembro
Autores, tradutores e projetistas gráficos que tenham publicados suas obras no período de 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012 poderão participar do Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2012. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de novembro. São ao todo oito categorias e os premiados em cada uma delas receberão o valor bruto de R$ 12,5 mil.
As obras devem estar em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei n.10.994, de 14 de dezembro de 2004) e devem possuir número de ISBN (International Standard Book Number). O concurso é aberto à participação de brasileiros natos ou naturalizados. Essa é a 18º edição do prêmio que reconhece a qualidade de autores brasileiros e fomenta a produção literária no País, além de revelar novos autores.
O prêmio literário está divididos nas seguintes categorias:
  • Prêmio Alphonsus de Guimaraens, de Poesia;
  • Prêmio Machado de Assis, de Romance;
  • Prêmio Clarice Lispector, de Conto;
  • Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, de Ensaio;
  • Prêmio Paulo Rónai, de Tradução;
  • Prêmio Aloísio Magalhães, de Projeto Gráfico;
  • Prêmio Sylvia Orthof, de Literatura Infantil;
  • Prêmio Glória Pondé, de Literatura Juvenil.
Estímulo
Os Prêmios Literários da Fundação Biclioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, foram criados com o objetivo de estimular a pesquisa e a criação literária no Brasil. Anualmente é concedida uma premiação a autores, tradutores e designers eleitos por uma comissão julgadora composta por três profissionais renomados em cada área de premiação.
A premiação foi instituída em 1995, com exceção da categoria Literatura Infantil e Juvenil, criada em 2007, por ocasião da comemoração dos quinze anos do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o Proler.
Em caso de dúvidas, as mesmas deverão ser encaminhadas ao endereço de e-mail: economiadolivro@bn.br, ou através do telefone (21) 2220-3040, ramal 2216.

Veja aqui o edital. Clique aqui para obter a ficha de inscrição e aqui para baixar o Termo de Doação.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

(Fonte: FBN/MinC)

Nenhum comentário: