28 de nov. de 2017

Poesia de Neide Germano - Pernambucar é...


Pernambucar é...

O meu pernambucar não é estritamente geográfico
Nem foneticamente ortográfico
Embora excessivamente poético


O meu pernambucar 
Ta na pureza do meu canto
No meu modo de falar
De etimologia popular


O meu pernambucar está nos meus gestos
No meu jeito de ver a vida
Na espontaneidade dos meus versos


E é por isso que eu digo:
Pernambucano não se exibe se amostra
Não se atreve se enxire
Não manda beijo, manda xero com “x”


Pernambucano não se apressa se avexa
Não fica zangado, fica arretado
Não canta música, canta meludia


Pernambucano não faz show, faz espetáculo
Quando não verseja, faz prosa
Quando não prosa, anedota
Quando não anedota, palestra


Pernambucar é ...
Adocicar o imperativo
Substantivar o adjetivo
É transformar o substantivo em verbo


Pernambucar é assim:
Eu Pernambuco
Tu pernambucas
Nós pernambucamos...