9 de fev de 2014

Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior 2014


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O edital oferecerá apoio financeiro às editoras e instituições culturais estrangeiras com o objetivo de promover a participação de autores brasileiros em eventos literários no exterior.
Podem se inscrever editoras e instituições culturais estrangeiras que desejam organizar atividades literárias com autores brasileiros ou convidar autores brasileiros para períodos de residência no exterior.
No caso das editoras, é necessário que tenham o contrato de publicação do autor ou já o tenham publicado. O edital completo, assim como o formulário de inscrição estão disponíveis abaixo, em inglês e português.
Já os autores em questão devem ter publicado no Brasil pelo menos um livro nas áreas de literatura e humanidades, especialmente nos seguintes gêneros: romance, conto, poesia, crônica, infantil e/ou juvenil, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio de ciências sociais, ensaio histórico ou ensaio de vulgarização científica.
A primeira reunião de avaliação está prevista para o dia 19 de março de 2014 com pedidos que cheguem, no máximo, até o dia 10 de março– nesta primeira etapa, os eventos no exterior devem acontecer entre 28 de abril e 31 de julho. A segunda reunião ocorrerá em 24 de julho, para pedidos enviados até 9 de junho e eventos previstos entre 1 (primeiro) de agosto e 31 de dezembro.
Os resultados serão divulgados no portal da FBN (www.bn.br).
No histórico do programa, entre 2012 e 2013, a partir das 66 (sessenta e seis) bolsas concedidas a editoras e instituições culturais e universitárias estrangeiras, 54 (cinquenta e quatro) autores brasileiros participaram de atividades literárias no exterior com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, por meio do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior.

Nenhum comentário: