31 de jan de 2012

Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus


Estão abertas, até o dia 30 de maio de 2012, as inscrições para a oitava edição do “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus”, o qual faz homenagem ao escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos em 10 de agosto de 2012. Autor de dezenas de obras traduzidas pelo mundo todo, Amado é o autor baiano mais famoso e lido por pessoas de todas as idades. O Núcleo Baiano da União Brasileira de Escritores (UBE), na pessoa do coordenador Carlos Souza, se junta a esta ação, com o objetivo de fortalecer a literatura do estado da Bahia e prestar um tributo a Jorge Amado, um dos fundadores da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.

Neste ano, serão aceitos textos inéditos (artigos, crônicas ou resenhas) ou já publicadas sobre a vida e/ou obra de Jorge Amado ou de escritores e poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Outros temas serão aceitos como: redações sobre assuntos africanos, Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sobre escritores de outras partes do mundo, desde que os textos sejam escritos em língua portuguesa.

O concurso literário promovido pelo jornalista Valdeck Almeida de Jesus é uma iniciativa divulgada no Eixo 4 do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura e já publicou quase 1100 poetas do mundo todo, desde 2005. Em 2011 a edição foi em homenagem a autores baianos e teve mais de mil inscritos, cujas crônicas serão lançadas na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto, mesmo mês de nascimento de Jorge Amado.

As inscrições - Para participar, os interessados deverão enviar seus textos de até 50 linhas; minibiografia de no máximo cinco linhas; endereço completo, com CEP e telefone de contato e DDD para o e-mail valdeck2007@gmail.com. Os trabalhos devem vir dentro do corpo do e-mail e anexados em formato Word. Inscrições incompletas serão desclassificadas. Vale a data de postagem no e-mail. Não serão aceitas inscrições pelos correios.

INFORMAÇÕES:
Valdeck Almeida de Jesus
(71) 8805-4708

Fonte:Jornal do Brasil

Nenhum comentário: